segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Professor-letrador

Há uma definição única e restrita quanto ao conceito de sociedade letrada ou iletrada, bem como o indivíduo letrado ou iletrado. O letramento não está restrito ao sistema escolar. Neste encontro do GESTAR II, realizado no dia 8 de setembro, procuramos nos deter nesse meio por considerar que cabe à escola, fundamentalmente, levar os seus educandos a um processo mais profundo nas práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. Saber ler e escrever um montante de palavras não é o bastante para capacitar o indivíduo para a leitura diversificada, neste ponto entendemos que surge a necessidade de se letrar os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.
Para o educador se tornar um professor-letrador necessário se faz que, primeiramente, obtenha informações a respeito do tema, as suas dimensões e, sobretudo, a sua aplicação. Essa última é desenvolvida através de pesquisas e investigações, que geram subsídios-suportes.
O encontro foi muito proveitoso, o objetivo era incentivar o educador a fazer o uso do conhecimento nato de mundo que o educando possui a sua relação com a língua escrita, assim ele poderá alfabetizar letrando.
As discussões a respeito do mundo letrado em que vive os nossos alunos renderam muitas conclusões. Inclusive aos níveis de leitura existentes em um determinado texto. Seja ele verbal ou não.
Ao final do encontro chegamos a conclusão de que havendo uma relação entre as práticas de letramento e as práticas de cultura local, essa relação pode ser também matéria-prima para a compreensão e interpretação de texto e para a produção escrita.

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