terça-feira, 29 de setembro de 2009

Encontro da 2ª etapa do GESTAR II

Realizada em Natal, no Hotel Praia Mar em Ponta Negra, a 2ª etapa do GESTAR II. O encontro oportunizou o reencontro dos formadores municipais em Língua Portuguesa e Matemática com os professores formadores da UNB, para mais uma semana de reflexão e estudos.
Do dia 21 ao dia 25 de setembro os estudos forma em torno dos TPs 1, 2 e 6. Os temas abordados foram os mais variados possíveis. Variavam desde o Preconceito e variação linguística, Língua padrão, Argumentação e linguagem a Produção textual.
As oficinas foram muito bem direcionadas pela professora formadora da UNB Lenita Fogaça. Mais uma vez ela pode proporcionar a todos os participantes momentos de reflexão, partilha e aquisição de conhecimentos. Os participantes de cada município deram uma boa parcela de contribuição para o sucesso das oficinas.
Cada experiência relatada, de êxito ou dificuldades, serviu de base para que pudéssemos refletir melhor em nossa prática e levar a nossos municípios um novo olhar sobre o ensino de Língua Portuguesa nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Todos os membros foram de muita importância para a cunstrução e melhoria de nossa prática docente.
Os problemas relacionados a execução do programa foram comuns a todos os municípios. Dificuldades compartilhadas fizeram com que sentíssemos que os problemas existentes não são suficientes para a não execução ou desistência do programa. As dificuldades simplesmente servem para ilustrar e fortificar a nossa classe de educadores.
Chegamos ao final do encontro convíctos de que como bons profissionais, temos mais é que buscar excelência em nossa prática. Melhorar o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa e partir para a luta em sala de aula. Que ´´e lá onde podemos pôr em prática tudo aquilo que somamos aos nossos conhecimentos neste encontro, para termos uma educação de qualidade em nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário