terça-feira, 15 de setembro de 2009

VIII encontro do GESTAR II

Realizado no dia 10 de setembro o VIII encontro do GESTAR II trouxe-nos uma valorosa reflexão a respeito do processo de leitura e escrita dentro de uma perspectiva cultural de pessoa letradas ou iletradas.
Iniciamos o encontro fazendo uma discussão sobre os pontos principais discutidos no encontro passado, que abordou as questões de leitura e letramento como também o processo de trabalho com leitura. Que pressupões uma série de procedimentos complexos, nem sempre bem conhecidos, nos quais o leitor faz constantes interpretações e reinterpretações, até chegar à compreensão global do texto.
Ao termino das discussões passamos a assistir a um vídeo sobre "Alfabetização, leitura e escrita." O vídeo dividia-se em três partes. A primeira sobre alfabetização e letramento, a segunda sobre oralidade e escrita e a terceira parte sobre o que é ser alfabetizado e letrado. Após assistirmos ao vídeo fizemos as colocações necessárias as quais certamente servirão como embasamento para o aperfeiçoamento da nossa prática docente.
Em seguida partimos para as discussões a respeito das crenças que influenciam o pensar sobre a escrita, seu desenvolvimento e ensino. Nas conversas chegamos a uma mesma conclusão de que todos nós professores de Língua Portuguesa, encontramos dificuldades comuns no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, isso em todoas os anos do Ensino Fundamental e até no Médio.
Mesmo com tanta dificuldade percebemos que estávamos todos reunidos naquele momento com as mesmas angústias, problemas e também objetivos. E o principal objetivo do qual estávamos reunidos participando do GESTAR II é a busca por novas práticas, troca de experiências e fundamentação para melhoria do ensino de Língua Portuguesa.
Concluimos o encontro com uma troca de cartões e mensagens de motivação entre os colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário