quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Gestar II - Encerrando o TP 3

Para concluirmos as atividades do TP3, que trata de Gêneros e Tipos Textuais, realizamos mais um encontro para socializarmos experiências e analisar tudo que foi estudado nos últimos encontros referentes ao TP3.
O encontro ocorreu no dia 20 de agosto nas dependências da Escola Municipal Professor Manoel Silvestre Freire, a partir das 14:00. Começamos com a apresentação dos relatos de experiências vividas nas salas de aula com os alunos. As experiências relatadas pelos professores, mostraram as diversas oportunidades de trabalhar gêneros e tipos textuais em diferentes contextos e de diversas maneiras.
São diversas as formas de trabalhar os gêneros na prática. Cada professor usou sua metodologia para aplicar os avançando na prática. Pelos relatos, observa-se êxito nas experiências. Estávamos todos tão envolvidos com os relatos que resolvemos aplicar algumas no grupo. Foi muito proveitoso. Uma das atividades aplicadas foi a análise da música: “Fanatismo” do cantor Raimundo Fagner. Todos cantaram e refletiram na letra da música.
Outros relataram suas experiências com o cordel, descrição de tipos e outras atividades. Nessa integração de atividades com diferentes propósitos, os professores levam os alunos muito além das características de cada gênero integrando-os na multiplicidade de propostas referentes a gêneros e tipos textuais.
Por fim, chegamos a conclusão de que quando os gêneros são ensinados como instrumentos para compreensão da língua, não importa quantos ou quais são trabalhados, desde que o objetivo seja usá-lo como jeito de formar alunos que aprendam a ler, escrever e compreender de verdade o universo textual que os cercam.

2 comentários:

  1. Olá Ítalo!
    Vejo que os encontros vão de vento em popa!
    Terminei o TP4 essa semana, graças a Deus.
    Temos que ter muita persistência, compromisso e dedicação, senão a coisa não anda.
    Sucesso em sua caminhada, abraços gestaleiros.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, gostei muito da forma como conduziu este último encontro. Parabéns!!!
    És um educador maravilhoso e ficou
    lindo d+ nesta foto.
    Beijão!
    Ana Juralice.

    ResponderExcluir