sexta-feira, 24 de julho de 2009

"Trabalhando" com Gêneros Textuais

Com o intuito de dar continuidade nos encontros da formação continuada dos professores as séries finais do Ensino Fundamental, o GESTAR II, realizou-se mais um encontro no dia 10 de julho com uma carga horária de 10 horas. O encontro ocorreu em uma das dependências da Escola Municipal Professor Manoel Silvestre Freire. Teve todo apoio da diretora a Sra. Erinalda de Melo, também cursista, e toda equipe técnica que se dedicou muito para a realização do encontro.
O encontro foi dividido em dois momentos. O primeiro foi dedicado ao estudo do Guia Geral do programa. Este Guia tem como principal objetivo identificar os fundamentos do programa e a sua articulação como política de formação continuada em serviço. O conteúdo do Guia Geral foi analisado e discutido por todos. Cada um expondo sua opinião a respeito da proposta de estudo do Programa. O segundo momento foi dedicado ao início do estudo do TP 3 que traz como tema motivador o Trabalho. O TP ( caderno de teoria e prática) trata o tema motivador de uma maneira que nos leva a refletir sobre o uso da linguagem numa perspectiva de um dos nossos mais relevantes trabalhos. Pela linguagem agimos no mundo e nos identificamos como seres humanos, já que é o domínio da linguagem que nos diferencia dos demais habitantes animais do planeta.
Foram muitos os textos, das unidades 9 e 10, utilizados e que tratavam do trabalho como tema principal. A partir da leitura desses textos, fez-se uma reflexão sobre os modos em que esses textos, orais ou escritos, se apresentam; ou seja, sobre suas características em relação ao contexto em que são usados. Ao conjunto dessas características de uso chamamos gênero textual. Ressaltando que todos os textos traziam como tema o trabalho, isso fez com que surgisse uma proveitosa discussão entre os cursistas.
O encontro iniciou-se com um convite para uma viagem. Nesta viagem os professores cursistas teriam que preparar duas malas para viajar. Em uma, a bagagem que cada um tem pra levar. Na outra, tudo aquilo que buscam, pretendem trazer desta viagem. O destino da viagem seria o GESTAR II, a dinâmica procura promover uma reflexão sobre a prática pedagógica de cada professor.
Cada um deles expôs no mural um pouco de suas práticas e falou de suas expectativas em relação ao Programa. A dinâmica descontraiu e introduziu todos no tema a ser estudado.
A participação dos professores cursistas foi de extrema importância. Todos deram suas contribuições e partilharam experiências enriquecendo o encontro. O ambiente descontraído contribuiu para o sucesso dos estudos. Todo material foi estudado e discutido atenciosamente por todos para que venha a ser realmente útil nas salas de aula fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem em nossas escolas.
Todos saíram certos do compromisso que têm com seus alunos e com o programa. Levando para suas salas sugestões de atividades a serem aplicadas com os alunos, e trazidos os resultados para socialização com o grande grupo em um próximo encontro.

2 comentários:

  1. Oi Ítalo!
    Gosto demais de suas postagens, todas tão ricas e com relatos maravilhosos e bem escritos. Acompanho suas atividades e fiquei impressionada com a maratona de vocês... 10 horas!!! Pelo relato, vê-se que foi um encontro muito rico e motivador.
    Muito sucesso em seu percuso profissional.
    Abraços gestaleiros.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ítalo. Parabéns pelo blog.
    Faça parte do meu blog também. Seja um seguidor meu:
    gestarramilson.blogspot.com

    ResponderExcluir