domingo, 20 de dezembro de 2009

CONCLUSÃO DA 6ª ETAPA DO RN CAMINHANDO

A alfabetização de Jovens e Adultos é algo realmente significativo para a nossa sociedade. Já são muitos os programas criados e desenvolvidos no Brasil para tentar erradicar o alto índice de analfabetos. Muitos dos programas são desacreditados. Isso porque não é dado aos que o fazem o devido respeito e valor que tem opróprio programa. O sucesso ou não deles depende das pessoas que estão a frente deles.
No dia 09 de dezembro de 2009, Triunfo Potiguar, RN mostrou que é possível sim, obter-se sucesso nesses programas. E o mais importante é ver a felicidade dos alunos concluintes, vitoriosos!Vitoriosos por enfrentarem tantas dificuldades em seus cotidianos, e ainda buscar aprimorar seus conhecimentos, buscando o RN CAMINHANDO, como porta para uma nova etapa na vida deles.
Foram mais de quarenta alunos alfabetizados, que no próximo ano de 2010 estarão matriculando em escolas regulares para obterem certificações. Essa conquista foi comemorada com uma festa de colação de grau, que contou com a brilhante presença dos alunos das turmas de Zona rural e urbana juntos em uma linda festa. Estiveram presentes várias autoridades municipais e reginal como o Vice-Prefeito o Sr. Agenor, A Secretária Municipal de Educação, a Srª Ana Maria de Almeida, a Secretária de Ação Social, a Srª Railma Estevam, a Coordenadora do Clube do Idoso a Sr Neta Gós, a Diretora da 11ª DIRED da cidade do assu, a Srª Norma Rocha e a Técnica da DIRED a Srª Hélia, o Diretor Walter Mello e O Srº Ýkaro Campêlo, grande contribuidor para a festa. E a força maior: Os Alfabetizadores. Lízia Poliana, Janeyze, Maria José, Waldessâmara, Francimária,David Evaristo, Marcos, Welington e Ana Maria.
Missão Cumprida!!Felicidades a todos!!!!!!!!!!!!!!!!


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

GESTAR II – “ Trabalhado o TP 6 ”

alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5415467005558256642" />
Dando continuidade aos estudos do GESTAR II realizamos mais um encontro de oito horas, para o estudo do TP 6 e avaliação do programa, do professor formados e dos professores cursistas. O encontro foi dividido em três partes. A primeira com duração de seis horas foi dedicada aos estudos do TP. A segunda parte com duração de duas horas foi destinado à avaliação.
Os estudos foram muito proveitosos e fomentador para a nossa prática. Seguindo as orientações do material, os estudos partiram ainda dos gêneros textuais na argumentação, produção textual, as fases de planejamento, escrita, revisão, edição e literatura para adolescentes. Procuramos, sempre manter uma unidade nos estudos. São assuntos diferentes mas, todos relacionados um ao outro. Tornando-os assim indissociáveis.
Foi discutido entre os cursistas presentes, as dificuldades encontradas pelos professores nas aulas de produção textual. Os alunos sentem muitas dificuldades em produzir textos, partindo de seus argumentos lógicos para a estruturação dos textos. Buscamos nos TPs e AAAs, subsídios para a melhoria da nossa prática. As discussões, foram todas direcionadas para o ensino e aprendizagem dos alunos.
Nas discussões vimos também a carência de estudos em sala de aula em relação a literatura para adolescentes. Pudemos constatar que há uma carência muito grande de incentivo a esse tipo de literatura. O que seria muito proveitoso para o melhoramento da aprendizagem dos alunos no âmbito da leitura e escrita.
No segundo momento fizemos uma avaliação dos estudos ocorridos até hoje. Discutimos as contribuições do GESTAR II para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Cada um fez sua auto-avaliação e também avaliaram o professor formador e o programa em geral. De acordo com a nossa avaliação, vimos as dificuldades de realização dos encontros, devido inúmeros contratempos que encontramos. Foi dado ao programa, ao formador e aos cursistas os devidos valores pelo esforço e desempenho de cada uma das partes nas realizações dos encontros até agora. E convictos de que daremos continuidade aos nossos estudos no ano que se inicia.

MEMORIAL DE LEITURA

A Leitura é uma porta para o mundo do conhecimento e da fantasia. Muito cedo comecei a viajar no mundo da leitura através das estórias que minha mãe contava. Aquilo, era um momento de encanto. Os personagens, os cenários, as aventuras, tudo parecia ser real.
Cada estória lida para mim, um desejo de poder buscar mais. Isso, motivou-me a muito cedo aprender a ler. Nos gibis, aquelas imagens, pareciam vivas. O desejo de aprender a ler, crescia cada vez mais até que começei a fazer minhas viagens só. Conquistei meu próprio passaporte para o mundop da leitura.
Foram muitos os livros lidos, em minha infância. Uma coleção que ganhei de minha madrinha de Batismo, Rita Carlos Gondim, guardo até hoje. Orgulhava-me da minha coleção de gibis, que ganhei do meu irmão mais velho. E, através dele lí meu primeiro livro dado por ele : O coelho Plim Plim.Em seguida vieram outros mais.
Cada livro novos conhecimentos, novas aventuras. Mas de todos um dos que me encanta até hoje é "Vidas secas" de Gracilianos Ramos. Pois ele, retrata fielmente a realidade em que vivemos aqui no interior do nordeste.
A leitura sempre foi muito presente em minha vida e é a ela que devo grande parte do meu conhecimento sistematizado e de mundo.

domingo, 13 de dezembro de 2009

MEMORIAL BIOGRÁFICO

Sempre fui uma pessoa muito atenciosa. Paciente e atento na hora de ouvir os relatos da minha mãe. Principalmente, aqueles que me envolviam.
Minha mãe, Maria Valdete, casou-se aos 19 anos de idade com José Alves, um pouco mais velho que ela. Ela, professora da rede estadual de ensino e ele comerciante. Tiveram 3 filhos: Ýkaro, meu irmão mais velho, e um referencial para mim, Eu e Iáscaro, o mais novo.
Nasci no dia 10 de fevereiro de 1980, uma terça feira de carnaval.Tive uma infância saudável. Muito astuto e curioso, comecei a frequentar a escola antes da idade certa. Talvez, influenciado pela profissão de minha mãe. Cursei meu Ensino Fundamental I e II, antigo primário e ginásio respectivamente,na Escola Municipal Padre Amaro e Estadual Silvestre veras Barbosa, onde concluí o Magistério no ano de 1997.Em 1998 fui cursar Técnico Contábil na cidade do Assu na Escola Estadual Juscelino Kubitschek. Fiz aproveitamento de disciplinas e concluí o curso no ano seguinte.
Prestei vestibular para o Campos do Assu, para o Curso de Letras e fui aprovado no processo seletivo de 2000.2001.A graduação trouxe-me uma nova visão de mundo. Neste mesmo ano começei a lecionar em turmas do Ensino infantil no Jardim Escola Gente Inocente. Em 2004 prestei concurso para a Prefeitura de Triunfo Potiguar no qual fui aprovado e em 2005 no concurso estadual para lá mesmo.
Hoje,especializando-me em Proeja peloIFRN e depois da experiêncioa de Secretário Municipal, atuo como técnico da Secretaria Municipal de Educação e Professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Desembargador Felipe Guerra onde fui eleito Diretor para o Bioênio de 2010/2011.