terça-feira, 15 de dezembro de 2009

GESTAR II – “ Trabalhado o TP 6 ”

alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5415467005558256642" />
Dando continuidade aos estudos do GESTAR II realizamos mais um encontro de oito horas, para o estudo do TP 6 e avaliação do programa, do professor formados e dos professores cursistas. O encontro foi dividido em três partes. A primeira com duração de seis horas foi dedicada aos estudos do TP. A segunda parte com duração de duas horas foi destinado à avaliação.
Os estudos foram muito proveitosos e fomentador para a nossa prática. Seguindo as orientações do material, os estudos partiram ainda dos gêneros textuais na argumentação, produção textual, as fases de planejamento, escrita, revisão, edição e literatura para adolescentes. Procuramos, sempre manter uma unidade nos estudos. São assuntos diferentes mas, todos relacionados um ao outro. Tornando-os assim indissociáveis.
Foi discutido entre os cursistas presentes, as dificuldades encontradas pelos professores nas aulas de produção textual. Os alunos sentem muitas dificuldades em produzir textos, partindo de seus argumentos lógicos para a estruturação dos textos. Buscamos nos TPs e AAAs, subsídios para a melhoria da nossa prática. As discussões, foram todas direcionadas para o ensino e aprendizagem dos alunos.
Nas discussões vimos também a carência de estudos em sala de aula em relação a literatura para adolescentes. Pudemos constatar que há uma carência muito grande de incentivo a esse tipo de literatura. O que seria muito proveitoso para o melhoramento da aprendizagem dos alunos no âmbito da leitura e escrita.
No segundo momento fizemos uma avaliação dos estudos ocorridos até hoje. Discutimos as contribuições do GESTAR II para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Cada um fez sua auto-avaliação e também avaliaram o professor formador e o programa em geral. De acordo com a nossa avaliação, vimos as dificuldades de realização dos encontros, devido inúmeros contratempos que encontramos. Foi dado ao programa, ao formador e aos cursistas os devidos valores pelo esforço e desempenho de cada uma das partes nas realizações dos encontros até agora. E convictos de que daremos continuidade aos nossos estudos no ano que se inicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário