terça-feira, 29 de setembro de 2009

Encontro da 2ª etapa do GESTAR II

Realizada em Natal, no Hotel Praia Mar em Ponta Negra, a 2ª etapa do GESTAR II. O encontro oportunizou o reencontro dos formadores municipais em Língua Portuguesa e Matemática com os professores formadores da UNB, para mais uma semana de reflexão e estudos.
Do dia 21 ao dia 25 de setembro os estudos forma em torno dos TPs 1, 2 e 6. Os temas abordados foram os mais variados possíveis. Variavam desde o Preconceito e variação linguística, Língua padrão, Argumentação e linguagem a Produção textual.
As oficinas foram muito bem direcionadas pela professora formadora da UNB Lenita Fogaça. Mais uma vez ela pode proporcionar a todos os participantes momentos de reflexão, partilha e aquisição de conhecimentos. Os participantes de cada município deram uma boa parcela de contribuição para o sucesso das oficinas.
Cada experiência relatada, de êxito ou dificuldades, serviu de base para que pudéssemos refletir melhor em nossa prática e levar a nossos municípios um novo olhar sobre o ensino de Língua Portuguesa nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Todos os membros foram de muita importância para a cunstrução e melhoria de nossa prática docente.
Os problemas relacionados a execução do programa foram comuns a todos os municípios. Dificuldades compartilhadas fizeram com que sentíssemos que os problemas existentes não são suficientes para a não execução ou desistência do programa. As dificuldades simplesmente servem para ilustrar e fortificar a nossa classe de educadores.
Chegamos ao final do encontro convíctos de que como bons profissionais, temos mais é que buscar excelência em nossa prática. Melhorar o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa e partir para a luta em sala de aula. Que ´´e lá onde podemos pôr em prática tudo aquilo que somamos aos nossos conhecimentos neste encontro, para termos uma educação de qualidade em nosso município.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

VIII encontro do GESTAR II

Realizado no dia 10 de setembro o VIII encontro do GESTAR II trouxe-nos uma valorosa reflexão a respeito do processo de leitura e escrita dentro de uma perspectiva cultural de pessoa letradas ou iletradas.
Iniciamos o encontro fazendo uma discussão sobre os pontos principais discutidos no encontro passado, que abordou as questões de leitura e letramento como também o processo de trabalho com leitura. Que pressupões uma série de procedimentos complexos, nem sempre bem conhecidos, nos quais o leitor faz constantes interpretações e reinterpretações, até chegar à compreensão global do texto.
Ao termino das discussões passamos a assistir a um vídeo sobre "Alfabetização, leitura e escrita." O vídeo dividia-se em três partes. A primeira sobre alfabetização e letramento, a segunda sobre oralidade e escrita e a terceira parte sobre o que é ser alfabetizado e letrado. Após assistirmos ao vídeo fizemos as colocações necessárias as quais certamente servirão como embasamento para o aperfeiçoamento da nossa prática docente.
Em seguida partimos para as discussões a respeito das crenças que influenciam o pensar sobre a escrita, seu desenvolvimento e ensino. Nas conversas chegamos a uma mesma conclusão de que todos nós professores de Língua Portuguesa, encontramos dificuldades comuns no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, isso em todoas os anos do Ensino Fundamental e até no Médio.
Mesmo com tanta dificuldade percebemos que estávamos todos reunidos naquele momento com as mesmas angústias, problemas e também objetivos. E o principal objetivo do qual estávamos reunidos participando do GESTAR II é a busca por novas práticas, troca de experiências e fundamentação para melhoria do ensino de Língua Portuguesa.
Concluimos o encontro com uma troca de cartões e mensagens de motivação entre os colegas.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Professor-letrador

Há uma definição única e restrita quanto ao conceito de sociedade letrada ou iletrada, bem como o indivíduo letrado ou iletrado. O letramento não está restrito ao sistema escolar. Neste encontro do GESTAR II, realizado no dia 8 de setembro, procuramos nos deter nesse meio por considerar que cabe à escola, fundamentalmente, levar os seus educandos a um processo mais profundo nas práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. Saber ler e escrever um montante de palavras não é o bastante para capacitar o indivíduo para a leitura diversificada, neste ponto entendemos que surge a necessidade de se letrar os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.
Para o educador se tornar um professor-letrador necessário se faz que, primeiramente, obtenha informações a respeito do tema, as suas dimensões e, sobretudo, a sua aplicação. Essa última é desenvolvida através de pesquisas e investigações, que geram subsídios-suportes.
O encontro foi muito proveitoso, o objetivo era incentivar o educador a fazer o uso do conhecimento nato de mundo que o educando possui a sua relação com a língua escrita, assim ele poderá alfabetizar letrando.
As discussões a respeito do mundo letrado em que vive os nossos alunos renderam muitas conclusões. Inclusive aos níveis de leitura existentes em um determinado texto. Seja ele verbal ou não.
Ao final do encontro chegamos a conclusão de que havendo uma relação entre as práticas de letramento e as práticas de cultura local, essa relação pode ser também matéria-prima para a compreensão e interpretação de texto e para a produção escrita.