sábado, 8 de agosto de 2009

TIPOLOGIA TEXTUAL - GESTAR II

Continuando os estudos do GESTAR II, realizamos mais um encontro. Neste, continuamos as discussões sobre Gêneros textuais e introduzimos o estudo dos Tipos Textuais. Nas conversas em sala enfocamos bem outras possibilidades de nomenclatura desses textos. O que não altera os objetivos didáticos e pedagógicos.
O encontro teve 100% (cem por cento) da presença dos inscritos. Iniciamos com a dinâmica da "Bala do crescimento". A qual descontraiu e ajudou na introdução dos estudos. Todos participaram efetivamente. Foi um bom momento de reflexão para nós. A partir dessa dinâmica retornamos aos estudos do grupo a respeito de Gêneros textuais e sua tipologia.
Ao reiniciarmos o encontro, percebeu-se a diversidade de informações coletadas pelos professores nas salas de aula com os alunos. Com as atividades do Avançando na prática, os professores puderam mobilizar e despertar os alunos para as diversas e novas formas discursivas dos textos. Discutimos a importância de conhecermos os aspectos contidos em qualquer situação particular em uso.
Daí a importância da análise da maneira de como as próprias palavras e estruturas sintáticas se organizam para dar forma dos gêneros textuais. Isso é necessário para percebemos a estreita relação que há entre cada um dos gêneros em vários aspectos. Surgindo assim os Tipos textuais.
Nessa perspectiva, pudemos discutir os tipos de textos mais freqüentes no cotidiano de nossos alunos. Fizemos muitas reflexões sobre esse tema para tentarmos levar para a sala de aula novas práticas que vise conciliar os conhecimentos prévios que os alunos já possuem com o conhecimento sistematizado oferecido pela escola.
É importante fazer o aluno perceber a inter-relação entre os gêneros e tipos textuais presentes no cotidiano, para que possam identifica-los de acordo com as diversas situações sociocomunicativas.
O término do encontro deu-se com a discussão a respeito do Filme: “O LEITOR”. O qual traz uma abordagem muito boa da importância da leitura e escrita como também mostra vários gêneros e suas classificações quanto a tipologia textual.
Com essas reflexões, todos partimos para as salas de aulas com novas perspectivas de ensino e aprendizagem, baseadas nas atividades propostas pelo TP3.

Um comentário:

  1. Olá, meu amigo!
    Adorei seu trabalho e a forma que você organiza seu blog. As muitas experiências, além do gestar, são muito significativas.
    Ah! você está lindão na foto!
    Beijos!
    Valéria Murtinho

    ResponderExcluir