domingo, 10 de janeiro de 2010

III – Encontro de Formação do GESTAR II


Nos dias 17 e 18 de dezembro de 2009 aconteceu a terceira e última etapa do curso de formação dos professores formadores do GESTAR II, na cidade do Natal. O encontro realizou-se no Hotel Praia Mar em Ponta Negra. Estiveram presentes representantes do governo estadual e o MEC.
O encontro teve a duração de apenas dois dias. Desta vez foi um momento de socialização das experiências dos municípios, avaliação do programa e confraternização entre os cursistas. A frequencia dos cursistas foi bem menor de que das outras vezes. Isso, devido às dificuldades financeiras que as prefeituras enfrentam, como também tarefas de final de ano.
Foi muito boa as reflexões a respeito do programa feitas pela formadora da UNB, Lenita Fogaça. Uma professora de grande conhecimento, habilidades e competência naquilo que faz. Compreensiva, soube entender os problemas e dificuldades encontradas por cada professor formador.
As dificuldades encontradas em nossa formação municipal foi comum a todos os outros municípios participantes. Isso, confortou-me , pois estava preocupado com o número de encontros ainda por serem realizados em Triunfo Potiguar. Fui um dos primeiros a socializar as atividades desenvolvidas no município. Apresentei vídeos com depoimentos dos professores cursistas em Triunfo. Nos quais cada um expressou aquilo que pensa a respeito do programa.
O encontro foi muito bom, em um clima fraterno pudemos compartilhar angústias e sucessos. Ao final, em um clima natalino fizemos uma pequena confraternização e troca de presentes. Um momento de grandes brincadeiras e gargalhadas.
De tudo, ficará a certeza de que esse foi mais um momento de crescimento para cada um. E reflexão, pois tenho certeza de que ao retornarmos aos nossos municípios mudaremos de qualquer maneira, em algum aspecto algo em nossa prática. Obviamente, buscando a melhoria para o processo de Ensino e Aprendizagem dos nossos alunos.